Sudorese Excessiva

stock-photo-32044136-female-waxing-armpit-in-a-beauty-salonA hiperhidrose é um distúrbio caracterizado por sudorese excessiva, comum em mais de 1% da população geral. Pode ocorrer no rosto e crânio, nas mãos, axilas e/ou nos pés. Embora ninguém entenda o mecanismo exato porque isto ocorre, o suor intenso e incontrolável gera embaraço e fobia social. É causada por um aumento na atividade do sistema nervoso simpático. A retirada ou corte dos nervos que controlam as glândulas sudoríferas e o rubor facial curam os sintomas associados a hiperidrose. O tratamento pode ser clínico (Botox) ou cirúrgico (simpatectomia).

A Toxina Botulínica (Botox) é utilizado para o tratamento de rugas. Recentemente se descobriu uma outra utilidade, que é o controle da hiperhidrose. Quando aplicado na pele, a Toxina Botulínica desliga o nervo da glândula sudorípara. É como se desligasse a luz no interruptor da parede. O nervo fica absolutamente normal e a glândula de suor também, mas não há passagem do estímulo que provoca o suor. Como a hiperhidrose é apenas uma abundância de suor, a Toxina Botulínica é capaz de abolir temporariamente a hiperhidrose.

Como o nervo fica íntegro e a glândula de suor também, após um período de tempo, ocorre uma religação do nervo na glândula, e o estímulo nervoso volta a agir. Dessa forma, os sintomas da hiperhidrose surgem novamente. O tratamento é realizado no consultório.
Esse método não deixa cicatrizes, por não ser necessário a realização de cortes. Dependendo da área tratada, a duração do efeito pode ser de 6-12 meses.

A Cirurgia Plástica pode ser um importante coadjuvante na sua vida, sempre com o esclarecimento e a consciência das possibilidades técnicas de cada caso em particular. Analise e discuta as possibilidades reais, assim você poderá obter os melhores resultados dentro de uma perfeita harmonia entre o corpo e a mente.