Sinais de Pele

Sinais pigmentados com tamanho maior de 6 mm, com bordas mal definidas, irregulares, ou que apresentem sangramento devem ser avaliados pelo médico, pois estas características podem sugerir alterações malignas. Em caso de dúvidas, é necessária a avaliação médica.

imagem1

 

BENIGNO         MALIGNO

Dependendo das características da lesão, de seu tamanho e localização, pode ser realizada biópsia (para confirmar o diagnóstico ) antes de se realizar o tratamento.

imagem2

 

BIÓPSIA DE LESÃO SUSPEITA

O material retirado é enviado para exame anatomopatológico, para confirmar o diagnóstico do tipo de lesão.

 Shaving

imagem3

Existem diferentes formas de tratamento. Dentre elas, as mais freqüentes são o “shaving” e a retirada cirúrgica. De acordo com o tipo de lesão, pode-se optar pelo uso de uma ou outra técnica.

A exposição prolongada e repetida da pele ao sol causa o envelhecimento cutâneo além de predispor a pele ao surgimento do câncer. Tomando-se certos cuidados, os efeitos danosos do sol podem ser atenuados. Aprenda a seguir como proteger sua pele da radiação solar.

  • Use sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 30, aplicando-o generosamente pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol e sempre reaplicando-o após mergulhar ou transpiração excessiva.
  • Use chapéus e guarda-sóis grossos, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar pois parte da radiação ultra-violeta reflete-se na areia atingindo a sua pele.
  • Evite o sol no período entre 10 e 16 horas.

 

  • Retirada cirúrgica
  • imagem4A grande maioria dos cânceres de pele localizam-se na face, proteja-a sempre. Não esqueça de proteger os lábios e orelhas, locais comumente afetados pela doença.
  • procure um dermatologista se existem manchas na sua pele que estão se modificando, formam “cascas” na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.
  • faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.

 

Comece o quanto antes. Cerca de 75% da radiação solar recebida durante a vida ocorre nos primeiros 20 anos. Os efeitos da radiação ultra-violeta só se manifestam com o passar do tempo. As lesões começam a aparecer na maioria das vezes ao redor dos 40 anos . Portanto, proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem.