Prótese de Mamas

1A mama feminina tem atribuições estéticas, psicológicas, sexuais e maternais. O desejo de mudá-las gera um grande número de consultas e atualmente a mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil. O Dr. Rafael possui uma grande experiencia na realização deste tipo de cirurgia, tendo implantado mais de 1500 próteses de mama ao longo de seus 10 anos de atividade.
A mamoplastia de aumento é indicada para as pacientes com mamas pequenas ou que, após a amamentação, tiveram grande redução do volume mamário, sem que houvesse ptose da mama (queda da mama).

Durante algum tempo especulou-se que a prótese de silicone poderia trazer prejuízo à saúde da mulher (câncer de mama, doenças reumáticas, etc.). Após extensos estudos realizados nos Estados Unidos, isso não foi comprovado. Nos últimos anos, as próteses de silicone apresentaram grandes avanços tecnológicos que aumentaram a sua eficiência no que se refere à biointegração. Nos últimos anos, as próteses de silicone apresentaram grandes avanços tecnológicos que aumentaram a sua eficiência no que se refere à biointegração. Atualmente são fabricadas com um silicone tipo “gel de alta coesividade” (firme, não líquido). O formato passou a apresentar linhas mais adequadas ao contorno mamário, e o revestimento externo recebeu tratamento especial para minimizar as complicações.

A colocação de silicone mamário é uma decisão importante na vida de uma mulher e, como tal, não deve ser tomada sem o devido tempo de reflexão para compreender adequadamente todas as implicações deste ato. Normalmente, em face de apresentar mamas pequenas, muitas pacientes vivenciam situações desagradáveis em seu cotidiano e isso tudo cria um estado de ânimo que psicologicamente as direciona fortemente na busca pela solução do problema. O papel da mídia nos últimos anos tem sido também um importante fator a motivar as mulheres nesse sentido, uma vez que dita os padrões estéticos da época. Durante as consultas prévias à realização do procedimento, todos os detalhes que se referem às possíveis complicações cirúrgicas e outras reações do organismo devem ser exaustivamente esclarecidas, para que a paciente possa decidir-se, baseada em informações médicas concretas e não apenas na “ilusão” que as revistas leigas e programas de televisão podem oferecer.

Prótese com gel de silicone de alta coesividade (não-líquido)

Prótese com gel de silicone de alta coesividade (não-líquido)

A incisão geralmente é feita no sulco abaixo da mama (entre o seio e o tórax), podendo também ser feita ao redor da aréola ou na axila (veja figura abaixo). Durante a consulta poderemos esclarecer detalhadamente as vantagens e desvantagens de cada um desses métodos. Em alguns casos onde existe grande flacidez das mamas, pode ser necessário realizar a retirada de parte da pele em excesso, o que deixará outras cicatrizes – você será informada dessa necessidade ou não, durante a consulta.
A posição da prótese pode ser atrás da glândula mamária, ou parcialmente atrás do músculo peitoral (técnica dual plane). As vantagens e desvantagens de cada uma destas opções deverão ser elucidadas na consulta. Após o exame físico é possível definir qual a melhor opção no seu caso. As cicatrizes tendem a ficar claras e pouco visíveis mas deverão passar por todas as fases de maturação até que se atinja o resultado esperado, dentro de 6 a 18 meses.
4-5
O tamanho adequado é um dado que deverá ser estudado com cautela, e durante as consultas prévias o médico a ajudará a decidir. Talvez você precise receber informações específicas para então poder fazer uma escolha esclarecida e não apenas motivada pela mídia ou trauma psicológico prévio.
Existem diferentes “perfis” de próteses – baixo, moderado, alto e superalto, ao quais diferem quanto à largura e altura do implante. A prótese de perfil baixo é mais larga e tem menor projeção. A prótese de perfil superalto é mais estreita e tem maior projeção. A decisão sobre qual tipo de perfil é mais adequado para o seu caso depende de uma série de fatores relacionados à sua mama. Após lhe examinar é possível definir qual a melhor opção no seu caso.
Existe uma harmonia entre o volume ideal das mamas e o tamanho do tórax e quadril, característica esta que deve ser preservada. Deveremos buscar um volume adequado ao seu corpo, obviamente, respeitando as suas aspirações. Este é um aspecto a ser bastante elucidado durante a consulta.
Em casos de gravidez após a colocação da prótese, dependendo da via de colocação utilizada, a amamentação é perfeitamente possível não prejudicando a fisiologia das mamas. Esse fato é importante para mulheres que pretendem ter filhos e rejeitam a idéia da cirurgia por medo de perderem a capacidade de amamentação. A cirurgia dura em média 1 hora. A anestesia geralmente utilizada é peridural alta.

Implante mamário atrás da glândula

Implante mamário atrás da músculo

Implante mamário atrás do músculo

Implante mamário atrás do glândula

Em alguns casos opta-se pela anestesia geral, dependendo da avaliação do cirurgião, do anestesista e desejo da paciente.

O inchaço costuma ser moderado nos primeiros dias, quando o repouso é fundamental, principalmente nos movimentos do braço. Manchas vermelhas ou arroxeadas podem eventualmente se instalar nas áreas descoladas por uma a duas semanas.

8-9
A alta hospitalar costuma ocorrer no mesmo dia. O curativo é bastante simples e um sutiã específico é utilizado, que deverá exercer uma compressão da área operada. O resultado é um dos mais gratificantes, pois a cirurgia proporciona aspecto muito natural com cicatriz pouco aparente após seu amadurecimento.

Todo o acompanhamento pré e pós-operatório (curativos, retirada de pontos, etc) é realizado integralmente e pessoalmente pelo Dr. Rafael.

A Cirurgia Plástica pode ser um importante coadjuvante na sua vida, sempre com o esclarecimento e a consciência das possibilidades técnicas de cada caso em particular. Analise e discuta com seu médico as possibilidades reais, assim você poderá obter os melhores resultados dentro de uma perfeita harmonia entre o corpo e
a mente.