Preenchimentos

Screen-Shot-2012-05-14-at-3.58.06-PM

A nossa pele, quando jovem, é caracteristicamente lisa e elástica. Contém muito ácido hialurônico, que é uma substância presente nos espaços entre as células. Com o avanço da idade, o ácido hialurônico diminui, diminuindo também a hidratação e elasticidade da pele, o que contribui para o surgimento de rugas e vincos na face. Com a utilização de preenchimentos, é possível amenizar esses sulcos e vincos bem como aumentar o volume e melhorar o contorno do rosto, deixando a face com uma estética mais jovem, bonita e natural. Há um grande número de técnicas diponíveis que visam minorar os efeitos do tempo ou corrigir algumas deformidades com resultados imediatos e sem recuperação.

Existem várias substâncias disponíveis, e durante a consulta é indicada a mais adequada para a situação particular de cada paciente. Os Preenchimentos Absorvíveis são aqueles que após injetados na pele são absorvidos com o tempo, deixando parte do resultado obtido inicialmente. O ácido hialurônico (Restylane®, Juvéderm®, Surgiderm®) é o principal produto deste grupo. Por fazer parte da constituição natural da pele, o ácido hialurônico é bem tolerado pelo organismo, sendo raras as reações adversas ao seu uso. Existem diversas densidades de ácido Hialurônico (viscosidade), e para cada área tratada, é selecionado o produto mais indicado. Os Preenchimentos Não- absorvíveis (Metacryl, PMMA) são aqueles que, após injetados na pele, não são absorvidos com o tempo. Após a absorção do líquido, as partículas ficam retidas na pele permanentemente. Isto pode parecer uma vantagem, mas não é. O índice de complicações com o uso destes produtos é muito maior. Além disso, se a paciente não gostar do resultado, não há como retirar o produto.

Em nossa clínica utilizamos apenas preenchimentos à base de ácido hialurônico (Volift, Juvederm, Restylane). Trata-se de um componente presente em nosso organismo, biodegradável e seguro, não apresentando reações de rejeição, inflamação ou alérgicas. Os tratamentos à base de ácido hialurônico são aprovados pela FDA (Food and Drug Administration – EUA). Os sulcos comumente tratados com os preenchimentos são os sulcos entre o nariz e o canto da boca e os sulcos dos lábios (conhecidos como Código de Barras).

Trata-se de um procedimento ambulatorial, isto é, as aplicações são feitas no consultório, sem a necessidade de internação, anestesia, jejum ou curativos. Utiliza-se apenas uma pomada anestésica aplicada nos locais a serem tratados. Isto reduz significativamente o desconforto no momento da aplicação. Usando uma agulha ultrafina, o ácido hialurônico é injetado em pontos ao longo da extremidade da área do tratamento até que a correção desejada tenha sido alcançada. À medida que as moléculas de ácido hialurônico injetadas atraem e aglutinam as moléculas de água, o volume sob da pele aumentará, reduzindo os traços mais pesados da face e devolvendo uma aparência mais jovial.

Após o procedimento, o paciente é liberado para casa. Esse método não deixa cicatrizes, por não ser necessário a realização de cortes. Imediatamente após as injeções, é possível sentir alguma vermelhidão, leve ardência e inchaço na área do tratamento. Geralmente, esses sintomas desaparecem em um a dois dias. Não é necessário bandagem e a maioria das pacientes está apta a retomar as atividades normais no dia seguinte ao tratamento.

O tempo de permanência do preenchimento de ácido hialurônico é de 9 a 12 meses. A duração total do efeito deste tratamento dependerá do metabolismo de cada paciente, área tratada e apresentação utilizada. Após esse período, o material é naturalmente absorvido pelo corpo. Resultados já podem ser observados imediatamente após a aplicação. Apesar dos excelentes resultados, os preenchimentos não substituem o lifting facial, necessário quando os sinais de envelhecimento são mais pronunciados. Porém, em casos mais suaves oferecem excelentes resultados, podendo adiar por muitos anos a realização de uma cirurgia.

A Cirurgia Plástica pode ser um importante coadjuvante na sua vida, sempre com o esclarecimento e a consciência das possibilidades técnicas de cada caso em particular. Analise e discuta as possibilidades reais, assim você poderá obter os melhores resultados dentro de uma perfeita harmonia entre o corpo e a mente.