Pálpebras

palpebrasA Cirurgia das Pálpebras ou Blefaroplastia é o procedimento que visa corrigir as alterações na região dos olhos provocadas pelo envelhecimento proporcionando um olhar mais jovial e natural. Consiste na correção cirúrgica do excesso da pele e das bolsas de gordura nas pálpebras superiores, inferiores ou ambas, dependendo da necessidade individual de cada paciente. O olhar é uma das características mais marcantes da face. Quando conversamos com alguém, o primeiro julgamento é feito quando olhamos em seus olhos. Com o passar do tempo e devido a fatores externos, como a exposição solar excessiva, a pele das pálpebras envelhece e perde sua elasticidade, tornando-se flácida, com rugas e bolsas de gordura, aspecto de constante “cansaço”. São sinais de envelhecimento da pele facial e podem causar incômodos estéticos, além de, em muitos casos, prejudicar a visão. Mesmo pessoas mais jovens, se tiverem uma tendência familiar podem apresentar este incômodo. Portanto, não há uma idade ideal para a realização dessa cirurgia. Está indicado para homens e mulheres.

O objetivo é retirar o excesso de pele enrugada e caída dos olhos e tratar as bolsas de gordura tanto das pálpebras superiores quanto inferiores. Procura-se ao mesmo tempo, embelezar e rejuvenescer a região em torno dos olhos. O procedimento é realizado com anestesia local e sedação e as cicatrizes são de excelente qualidade e imperceptíveis uma vez que são colocadas nos sulcos naturais dos olhos. No pós-operatório é recomendado utilizar compressas frias nos olhos. Edemas (inchaços) e equimoses (manchas roxas) podem estar presentes, apresentando resolução em alguns dias.

A plástica das pálpebras é um procedimento muito gratificante, resultando em uma aparência mais descansada, olhar mais jovem e melhora da autoestima do paciente.
Durante as primeiras semanas de pós-operatório o paciente não deve realizar grandes esforços físicos, isso pode prejudicar o resultado final. As pálpebras podem apresentar a sensação de estarem um pouco apertadas e um pouco doloridas. Portanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz, cerca de 3 meses. A cicatriz resultante dependerá fundamentalmente da qualidade de cicatrização desse paciente em particular. Cada indivíduo apresenta uma peculiaridade especial no que diz respeito à cicatrização.

palpebras2O cirurgião acompanhará os resultados de perto durante as primeiras semanas, e mais distante posteriormente.

Como em todo procedimento cirúrgico, existem riscos e limitações que deverão ser amplamente discutidos previamente na consulta, para que você possa ter uma visão consciente e realista dos possíveis resultados.

As cicatrizes da plástica das pálpebras ficam localizada no sulco natural, ficando pouco perceptíveis. Você deverá discutir essa questão com seu cirurgião.
O inchaço costuma ser intenso nos primeiros dias, quando o repouso é fundamental. Manchas vermelhas ou arroxeadas podem se instalar nas áreas descoladas por uma a duas semanas.
A anestesia usada costuma ser local com sedação, podendo ser geral dependendo do caso (outras cirurgias associadas) ou da avaliação do cirurgião e do anestesista.

Todo o acompanhamento pré e pós-operatório (curativos, retirada de pontos, etc) é realizado integralmente e pessoalmente pelo Dr. Rafael.

A Cirurgia Plástica pode ser um importante coadjuvante na sua vida, sempre com o esclarecimento e a consciência das possibilidades técnicas de cada caso em particular. Analise e discuta com seu médico as possibilidades reais, assim você poderá obter os melhores resultados dentro de uma perfeita harmonia entre o corpo e a mente.