Orelhas

orelhasA Plástica das Orelhas ou Otoplastia é a cirurgia que corrige as orelhas proeminentes, chamadas “Orelhas de Abano”, que geram, além do problema anatômico, problemas psicológicos devido a diversos apelidos dados aos pacientes que apresentam tal alteração.

Está indicado para homens e mulheres a partir da idade de 5 anos, quando o crescimento da orelha já alcançou a sua quase totalidade. É justamente nesta fase que o convívio com os coleginhas de escola começa a prejudicar o aspecto psicológico da criança, pelas brincadeiras e apelidos que derivam da condição. Muitas vezes a criança se torna tímida e deprimida, e não consegue identificar uma causa evidente. A indicação nesta fase visa, acima de tudo, impedir que a auto-estima seja atingida, embora o procedimento possa ser realizado a qualquer momento, a partir dessa idade. Os pais em geral sentem-se angustiados e confusos quando se trata de escolher um tratamento cirúrgico para seus filhos. Algumas cirurgias podem significar inclusive um grande avanço na sociabilidade de certos adolescentes, desde que eles estejam bem ajustados emocionalmente. Entretanto, a cirurgia também pode ser feita mais tardiamente, o que realmente ocorre, sendo freqüentes as cirurgias em adultos. A cirurgia tem o objetivo de tratar as alterações principalmente da cartilagem da orelha, no seu formato, relevo ou posição, que são responsáveis em levar a orelha a em levar a orelha a ficar aberta, corrigindo o posicionamento e o contorno da orelha, conferindo-lhe naturalidade. É preciso diagnosticar quais são as alterações da cartilagem que estão presentes e corrigi-las para se obter um resultado natural, simétrico e duradouro. Após o exame físico, propõe-se um plano de tratamento que melhor atenda às necessidades individuais de cada paciente.

A cirurgia é realizada com anestesia local, com ou sem sedação. A cicatriz é posicionada na parte de trás da orelha. Através de técnicas cirúrgicas a cartilagem orelha é remodelada, removendo, em alguns casos, o excesso de pele e reposicionando essa orelha em uma posição correta e natural. A orelha tende a ficar edemaciada (inchada) e hiperemiada (vermelha) nos primeiros dias. Alterações de sensibilidade podem ocorrer, com normalização em algumas semanas ou meses. O paciente é orientado a não realizar atividades físicas e é preciso utilizar uma faixa modeladora tipo faixa de tenista por um período de 2 a 4 semanas. O resultado já é visível nos primeiros dias depois da cirurgia.

Outra cirurgia muito realizada é a correção do “lóbulo rasgado”, muito comum nas mulheres devido ao uso continuado de brincos pesados. O procedimento é ambulatorial, sob anestesia local.

O procedimento dura entre 1-2horas, mas varia de acordo com a deformidade da orelha. Os pacientes são liberados no mesmo dia do procedimento. Faz-se a proteção da cicatriz com curativos pequenos. Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais.
Geralmente as dores são muito leves, podendo ser controladas com analgésicos. Após dois dias o curativo inicial mais volumoso será trocado por um mais leve, semelhante a uma faixa de cabeça do tipo tenista. As suturas serão removidas em duas semana, ou, se forem internas ou absorvíveis, não necessitarão remoção. Os adultos podem voltar ao trabalho em 3 dias e as crianças podem voltar à escola em 4 dias, aproximadamente. Exercícios e atividades pesadas devem ser evitados
nas primeiras semanas.

orelhas2A cirurgia é realizada sob anestesia local, com ou sem sedação, dependendo da idade do paciente. A incisão é pequena e situada atrás da orelha, portanto as cicatrizes tendem a ficar praticamente escondidas.

Durante as primeiras 48 horas, os pacientes ficam com uma bandagem de atadura que chamamos de ”capacete”, pois apenas a face fica de fora. Esse curativo tem por objetivo manter em repouso a área operada, sem traumatismo ou manipulação.

Manchas arroxeadas podem se instalar nas dobras das orelhas persistindo por alguns dias. Inchaço local costuma acontecer nos primeiros 5 a 7 dias, quando o repouso é importante. Normalmente o resultado final pode ser visualizado em torno de 3 meses, pois já não mais haverá inchaço residual. Entretanto, já no pós-operatório imediato teremos a orelha posicionada adequadamente embora
apresentando edema localizado em suas dobras naturais.

Esta cirurgia proporciona imensa satisfação, pois não só corrige as alterações da orelha como costuma proporcionar um convívio social mais adequado. Existem limitações à melhoria estética e estes conceitos devem ser bastante discutidos durante a consulta, para que os resultados sejam aqueles esperados pelo paciente. Todo o acompanhamento pré e pós-operatório (curativos, retirada de pontos, etc) é realizado integralmente e pessoalmente pelo Dr. Rafael.

A Cirurgia Plástica pode ser um importante coadjuvante na sua vida, sempre com o esclarecimento e a consciência das possibilidades técnicas de cada caso em particular. Analise e discuta com seu médico as possibilidades reais, assim você poderá obter os melhores resultados dentro de uma perfeita harmonia entre o corpo e a mente.