Lipoaspiração

Untitled-1.fwA Lipoaspiração é uma das cirurgias estéticas mais realizadas em todo o mundo, por mulheres e homens, para eliminar as gorduras localizadas, definindo melhor a silhueta corporal. Apesar da simplicidade aparente de um procedimento que praticamente não deixa maiores cicatrizes, a lipoaspiração é uma cirurgia que merece toda atenção e cuidado por parte da equipe médica, que deve estar amplamente familiarizada com os aspectos técnicos de execução e cuidados pós-operatórios. É o procedimento cirúrgico de retirada de gorduras localizadas em excesso em determinadas partes do corpo. Através de pequenas incisões na pele, finas cânulas são introduzidas até o interior da camada gordurosa, aspirando o excesso de células. Já a Lipoescultura é o procedimento que utiliza a gordura do próprio paciente para restaurar o contorno, o volume de determinadas áreas. Está indicado para homens e mulheres. O objetivo é remover as gorduras localizadas em áreas onde, além de se acumularem de uma forma mais fácil, são de difícil perda, seja com exercícios físicos
ou emagrecimento.

Assim, a paciente ideal será aquela que encontra-se numa relação de normalidade entre peso e altura (já que não se pretende emagrecer com a cirurgia), e apresenta acúmulos gordurosos localizados e com boa elasticidade da pele. Em alguns casos, mesmo as pessoas que mantêm hábitos saudáveis e que aparentemente são

magras, que aparentemente são magras, não conseguem se livrar das gorduras localizadas. Locais como a barriga (abdome), cintura, culotes, coxas, e região do queixo são as comumente tratadas com a lipoaspiração. Esse tipo de tratamento devolve a forma, o contorno natural dessas partes com a redução do volume através da retirada da gordura. A cirurgia é realizada comumente com anestesia local e sedação. Cicatrizes são posicionadas em dobras ou pregas naturais do corpo, tendo 1 cm de tamanho, aparecendo muito pouco no pós-operatório.

No pós-operatório recomenda-se ao paciente utilizar um modelador compressivo por um período de 4 semanas. Edemas (inchaços) são bem comuns apresentando resolução espontânea em algumas semanas. Equimoses (manchas roxas) podem estar presentes. A drenagem linfática é iniciada logo que for possível para acelerar a recuperação e melhorar os resultados. O Dr. Rafael possui em sua equipe profissionais especializados nesta área, que realizam o o atendimento de forma domiciliar ou em consultório, dependendo da necessidade de cada caso. A Drenagem Linfática é um procediemnto coadjuvante muito importante na obtenção dos melhores resultados. O paciente pode retornar ao trabalho e a outras atividades regulares logo que sentir-se confortável, isso geralmente ocorre após 5-10 dias. Exercícios e outras atividades mais intensas devem ser evitadas nas primeiras semanas.Resultados são observados já no período após a cirurgia e principalmente após a resolução do edema.

liipoaspiracao2Após a cirurgia é recomendado repouso por cerca de 2 dias e o uso de cintas elásticas. O retorno aos exercícios vai depender da extensão do procedimento, variando de 2 a 4 dias até 7 dias. A volta ao trabalho também depende do tamanho da cirurgia, variando de alguns dias até algumas semanas.
Normalmente não há necessidade de retirar pontos. Quando existem, são retirados de 4 a 7 dias. Após a cirurgia pode haver a saída de um pouco de líquido residual pelas incisões, o que é normal. A drenagem linfática é iniciada logo que for possível para acelerar a recuperação e melhorar os resultados. Raramente há a necessidade de se retirar líquidos que eventualmente ficam retidos na área que foi tratada. Antibióticos podem ser prescritos em alguns casos.

Como em todas cirurgias estéticas, os resultados não são imediatos. Alguns incômodos como dor, sensação de queimação, inchaço, equimoses podem estar presentes no remover as gorduras localizadas em áreas onde, além de se acumularem de uma forma mais fácil, são de difícil perda, seja com exercícios físicos ou emagrecimento. Assim, a paciente ideal será aquela que encontra-se numa relação de normalidade entre peso e altura (já que não se pretende

emagrecer com a cirurgia), e apresenta acúmulos gordurosos localizados e com boa elasticidade da pele. Em alguns casos, mesmo as pessoas que mantêm hábitos saudáveis e que aparentemente são magras, não conseguem se livrar das gorduras localizadas. Os limites de segurança na lipoaspiração têm sido amplamente discutidos e foram alvo de uma resolução específica do Conselho Federal de Medicina, que regulamenta a sua execução no Brasil. Você deverá discutir esses aspectos durante a consulta para juntamente com seu médico estabelecer um programa adequado para o seu caso.

A “lipo”, como é chamada no meio leigo, pode ser um excelente aliado na busca por um contorno corporal mais adequado.
As cicatrizes são bastante pequenas e geralmente são localizadas em regiões pouco visíveis.
Na maioria dos casos é realizado sob anestesia peridural. Nas intervenções menores, a anestesia local com sedação pode ser empregada.
O inchaço costuma ser maior nos primeiros quinze dias. Manchas vermelhas ou arroxeadas podem ocorrer nas áreas operadas, em geral persistindo por duas a três semanas. Técnicas de massageamento poderão ser úteis nessa recuperação pós-operatória.
Os resultados poderão ser considerados definitivos após 6 a 12 meses.

Todo o acompanhamento pré e pós-operatório (curativos, retirada de pontos, etc) é realizado integralmente e pessoalmente pelo Dr. Rafael.

A Cirurgia Plástica pode ser um importante coadjuvante na sua vida, sempre com o esclarecimento e a consciência das possibilidades técnicas de cada caso. Analise e discuta com seu médico as possibilidades reais, assim você poderá obter os melhores resultados dentro de uma perfeita harmonia entre o corpo e a mente.