Face

Girl31O envelhecimento facial se manifesta por uma série de alterações cutâneas, como atrofia da pele, diminuição da gordura facial, atrofia dos ossos da face, destruição de fibras elásticas e de colágeno e ação da gravidade. A somatória de todas estas alterações produz rugas, sulcos faciais e flacidez cutânea. A partir dos 30 anos começam a aparecer os sinais de envelhecimento. Muitos pacientes perdem volume da face pelo processo de envelhecimento, mas os pacientes entre 40-60 anos usualmente necessitam mais de uma redistribuição do volume do que uma adição de volume.

Durante a cirurgia, há um restabelecimento das camadas da face, que consiste na fascia, chamada de SMAS, gordura e musculatura, que são reposicionados na sua posição original sem esticar a pele. Na consulta inicial o Dr. Rafael discutirá com você quais procedimentos darão o melhor e mais natural resultado. Em alguns casos, um Lifting facial com cicatrizes reduzidas é possível. A incisão inicia na região temporal, contorna a orelha e para em torno da orelha. Este procedimento é indicado para pacientes que não apresentam grande flacidez no pescoço.

Equimoses, edema e tempo de recuperação variam de paciente para paciente. Diversos fatores como a pele, estado de saúde, medicações em uso, bem como o procedimento necessário para obter o resultado desejado, Influenciarão no tempo de recuperação. Geralmente, a maioria dos pacientes apresentam uma regressão quase completa das equimoses e edema após 10 a 14 dias. Muitos pacientes retornam as atividades sociais e trabalho 2 semanas após a cirurgia e podem retornar às atividades aeróbicas em 3 semanas.

O Lifting Facial, também chamado de Ritidoplastia, é planejado para dar ao paciente uma aparência natural e com o menor tempo de recuperação possível. É preciso uma abordagem altamente individualizada, planejando a cirurgia de cada paciente de acordo com a sua anatomia. Existem inúmeras técnicas para reposicionar e restabelecer as estruturas da face, incluindo a gordura e fascia na face, contorno da mandíbula e região cervical. A Cirurgia está indicada para homens e mulheres a
partir dos 40 anos de idade.

Tem como objetivo devolver o contorno natural da face, de maneira harmônica e simétrica, atuando sobre as estruturas superficiais (pele) e profundas (musculatura), corrigindo a flacidez da pele, rugas e sulcos. Associa-se também o tratamento do pescoço e da região do queixo (papada). Salientamos a importância de tratar as estruturas profundas da face, como a musculatura e a gordura, para atingirmos um rejuvenescimento mais natural, harmônico e duradouro, evitando resultados estigmatizados de uma face esticada. Utilizados técnicas modernas e cicatrizes reduzidas na região da orelha (mini-lifting) para a região das bochechas,

face2O lifting facial ou ritidoplastia é uma operação destinada a neutralizar os efeitos do processo de envelhecimento. Com o tempo, a pele começa a perder sua elasticidade e a ceder, formando as linhas de expressão, rugas e sulcos. Os efeitos da gravidade, exposição solar, tabagismo e stress contribuem para este problema.

O objetivo principal da cirurgia é buscar resultados naturais e sem a aparência artificial de pele repuxada, promovendo uma aparência mais jovial e saudável. Isso é conseguido através da remoção de excesso de pele da face e pescoço, reposicionamento desta em sua posição natural e reforço dos músculos abaixo da pele. Hoje em dia, a utilização de técnicas com incisões reduzidas busca alcançar resultados apropriados com menores cicatrizes e menor trauma cirúrgico, permitindo um tempo de recuperação reduzido e retorno mais rápido às atividades habituais.

Com o envelhecimento, as estruturas da face sofrem uma série de alterações que podem ser corrigidas. A moderna Cirurgia Plástica procura atenuar o envelhecimento facial através de procedimentos menores, menos agressivos, indicados mais precocemente.

Vários dos fatores envolvidos no envelhecimento da face poderão ser atenuados através da conduta cirúrgica, enquanto outros deverão necessitar de procedimentos como Botox® ePreenchimentos. A cirurgia está indicada principalmente para reposicionar as estruturas (pele e músculos) que apresentam queda e flacidez. Não se pretende transformar um rosto de 50 anos em outro de 20, mas o objetivo é amenizar os traços e as marcas exageradas do tempo, devolvendo leveza e suavidade ao rosto de sua própria idade. A primeira ação cirúrgica para o rejuvenescimento facial costuma ser a blefaroplastia(plástica das pálpebras) que geralmente está indicada ao redor dos 35-45 anos de idade. A partir dos 40-45, em geral, já teremos o início de um processo de queda das estruturas faciais com flacidez de pele e músculos, em maior ou menor escala, que a critério de uma avaliação adequada poderá inspirar um tratamento cirúrgico. Conhecidos estes parâmetros gerais, cada caso deverá ser analisado em particular para se estabelecer o melhor cronograma para a cirurgia e demais tratamentos. Atualmente, a Cirurgia Plástica envolve técnicas precisas e delicadas, que chegam a modificar as estruturas profundas da face, como os ligamentos, músculos e gorduras localizadas e, ocasionalmente, até o próprio contorno ósseo. Essas modificações são feitas de acordo com as feições de cada paciente, possibilitando um novo posicionamento da pele de forma harmoniosa, sem estirá-la em demasia, conservando o aspecto natural das expressões. Essa nova maneira de modelar foi aprimorada nos anos 90, e, apesar de trabalhosa, garante um resultado estético melhor e mais duradouro, sem aquele aspecto “repuxado” de plástica facial. A ritidioplastia (nome técnico da cirurgia) recupera os contornos mais joviais da face e do pescoço, mediante a remoção do excesso de pele e gordura e do reposicionamento da camada profunda. Para cada caso em particular, haverá possibilidades diferentes de tipo e tamanho de cicatrizes, dependendo das condições locais. Todos os esforços são tomados no sentido de se produzir uma cicatrização ideal, com tamanho reduzido, linhas escondidas e pouco visíveis. Você deverá discutir detalhadamente essa questão com seu médico.

O lifting facial ou ritidoplastia é uma operação destinada a neutralizar os efeitos do processo de envelhecimento. Com o tempo, a pele começa a perder sua elasticidade e a ceder, formando as linhas de expressão, rugas e sulcos. Os efeitos da gravidade, exposição solar, tabagismo e stress contribuem para este problema.
O objetivo principal da cirurgia é buscar resultados naturais e sem a aparência artificial de pele repuxada, promovendo uma aparência mais jovial e saudável. Isso é conseguido através da remoção de excesso de pele da face e pescoço, reposicionamento desta em sua posição natural e reforço dos músculos abaixo da pele. Hoje em dia, a utilização de técnicas com incisões reduzidas busca alcançar resultados apropriados com menores cicatrizes e menor trauma cirúrgico, permitindo um tempo de recuperação reduzido e retorno mais rápido às atividades habituais. Durante a consulta é avaliada a aparência do rosto e pescoço, sendo indicada a melhor técnica que atenda às necessidades individuais de cada paciente. Um plano de tratamento abrangente para o rejuvenescimento facial pode incluir outros procedimentos, como cirurgia das pálpebras, lipoaspiração cervical e procedimentos complementares como preenchimentos com ácido hialurônico e uso de Botox.

cosmetic surgeon marking mid age womanAlém disso, em muitos casos a qualidade da pele também deve ser tratada, com o uso de peelings e tratamentos com Radiofrequencia, Luz pulsada e Laser. Estes tratamentos são realizados por dermatologistas. Caso indicados, o Dr. Rafael indicará profissionais qualificados para executar estes tratamentos adjuvantes.

Na maioria dos casos, a ritidoplastia tem efeitos psicológicos bastante positivos, aumentando a autoestima dos pacientes. É importante, no entanto, entender que a plástica pode retardar o processo de envelhecimento, mas não o interrompe.
O aspecto de face envelhecida não está relacionado apenas com a quantidade de pele, mas também com a qualidade da pele, a qual pode estar danificada pelos efeitos do sol e pela ação constante da musculatura facial, deixando rugas na face, encontradas principalmente na testa, região labial, ao redor do olhos, etc.

Freqüentemente associa-se à cirurgia de rejuvenescimento facial a blefaroplastia(cirurgia das pálpebras) e a lipoaspiração da gordura acumulada na papada debaixo do queixo, para se obter melhores resultados. A anestesia utilizada costuma ser geral ou local com sedação, dependendo do paciente e de uma avaliação prévia do anestesista. Durante as primeiras 24-48 horas, os pacientes ficam com uma bandagem de atadura que chamamos de ”capacete”, pois apenas

parte da face fica de fora. Esse curativo tem por objetivo manter em repouso a área operada, com uma discreta compressão sem traumatismo ou manipulação.O inchaço costuma ser intenso nos primeiros dias, quando o repouso é fundamental. Manchas vermelhas ou arroxeadas podem se instalar ao redor da face persistindo por uma a três semanas. A melhora do edema costuma acontecer em torno da segunda semana, após a qual haverá ainda um inchaço residual e discreto que poderá persistir por alguns meses, sem impedir que o paciente tenha as suas atividades sociais cotidianas.

Normalmente após 3 a 6 meses, já não mais haverá inchaço residual. Entretanto, logo após o primeiro mês já teremos uma grande redução do edema com o aspecto desejado de uma face mais jovial. As cicatrizes, por sua vez, deverão passar por todas as fases de maturação até que se atinja o resultado esperado, dentro de 6 a 18 meses.

A Cirurgia Plástica pode ser um importante coadjuvante na sua vida, sempre com o esclarecimento e a consciência das possibilidades técnicas de cada caso em particular. Como em todo procedimento médico, existem riscos e limitações que deverão ser amplamente discutidos previamente na consulta, para que você possa ter uma visão consciente e realista dos possíveis resultados. Analise e discuta com seu médico as possibilidades reais, assim você poderá obter os melhores resultados dentro de uma perfeita harmonia entre o corpo e a mente.