Abdome

abdomenAbdominoplastia ou Plástica do Abdome é o procedimento que corrige o excesso de pele (flacidez) e de gordura da região da barriga, e reposicionamento da musculatura, melhorando significativamente o contorno corporal da paciente. Está indicado principalmente após a gravidez e grandes mudanças de peso.

Nestas pacientes a pele pode tornar-se frouxa e nem mesmo exercícios ou dieta conseguem reduzir este excedente cutâneo. O objetivo da cirurgia é melhor a estética da barriga. A parede abdominal é constituída basicamente por três elementos: a pele, o tecido subcutâneo com o tecido gorduroso e os músculos abdominais. Alterações em qualquer um destes elementos isoladamente ou em associação determina o grau de deformidade do abdome e assim, um tratamento específico. A Cirurgia evoluiu consideravelmente nos últimos anos incorporando uma série de procedimentos que envolvem uma ampla abordagem das várias estruturas anatômicas e não apenas a retirada de pele e gordura.

Corrige-se o excesso de pele e flacidez da barriga, melhora-se a aparência e formato do umbigo. Os músculos abdominais são reposicionados, dando mais firmeza à parede abdominal e afinando a cintura. Com isso, é possível tornar a barriga mais reta, lisa, com menos gordura e estrias, principalmente quando as estrias se localizam abaixo do umbigo. Atualmente associamos a lipoaspiração na maioria dos casos para obter um resultado ainda melhor. A cicatriz é posicionada bem na parte de baixo da barriga, sendo facilmente coberta com as roupas íntimas e de banho. O umbigo permanece no mesmo local, apenas apresenta uma cicatriz para melhorar seu formato e tamanho, cicatriz esta que é difícil de ser observada. As pacientes são orientadas a utilizar modeladores no pós-operatório por um período de 4 semanas. Durante as primeiras semanas de pós-operatório, o paciente não deve realizar esforços físicos. Depois desse tempo, gradualmente o paciente vai voltando à sua vida normal, e os esforços podem tornar a fazer parte da sua rotina. Edemas (inchaços) e equimoses (manchas roxas) podem estar presentes, com resolução espontânea em poucas semanas. Eventualmente utilizamos drenos. O umbigo, então, é reposicionado e restaurado para obter um formato mais jovial.

Durante a consulta, será proposto um plano de tratamento individual de acordo com as características corporais de cada paciente. Ouvindo o que o paciente tem a dizer e com um exame físico pormenorizado, nós proporcionamos as paciente um tratamento individualizado que leva em conta seus desejos específicos. Havendo indicação, a miniabdominoplastia, com menores incisões e tempo de recuperação mais curto pode ser realizada.

A Miniabdominoplastia é em procedimento similar à abdominoplastia clássica, exceto pelo fato de resultar em uma incisão menor e não deixar uma cicatriz no umbigo. Este procedimento é ideal para aquelas pacientes que necessitam de pequenas melhorias para atingir os resultados desejados. Você pode discutir as diferenças entre esses procedimentos, bem como avaliar os riscos e benefícios durante a consulta, a fim de decidir qual a melhor cirurgia para você.

• As cicatrizes da plástica abdominal se localizam em volta do umbigo e na linha baixa próxima à implantação dos pelos pubianos. A cicatriz somente vai estar completamente madura de 12 a 18 meses após a cirurgia. Você deverá discutir detalhadamente essa questão com seu cirurgião.
• O inchaço costuma ser intenso nos primeiros dias, quando o repouso é fundamental. Manchas vermelhas ou arroxeadas podem se instalar nas áreas descoladas por uma a duas semanas. Um dreno pode ser mantido por alguns dias no pós-operatório, dependendo do caso. A cinta compressiva abdominal deverá ser usada por 4 semanas. Nos primeiros meses o abdômen poderá permanecer com moderado “inchaço” que regride com o tempo.
• A cirurgia dura em média 3 horas. A paciente permanece internada por um dia. A anestesia geralmente utilizada é peridural. Em alguns casos opta-se pela anestesia geral, dependendo da avaliação do cirurgião, do anestesista e desejo da paciente.
• Como em todo procedimento médico, existem riscos e limitações que deverão ser amplamente discutidos previamente na consulta, para que você possa ter uma visão consciente e realista dos possíveis resultados. Cada caso deverá ser analisado em particular para se estabelecer as prioridades no tratamento bem como a programação cirúrgica.

A Cirurgia Plástica pode ser um importante coadjuvante na sua vida, sempre com o esclarecimento e a consciência das possibilidades técnicas de cada caso em particular. Analise e discuta com seu médico as possibilidades reais, assim você poderá obter os melhores resultados dentro de uma perfeita harmonia entre o corpo e a mente.