Elevação de Mamas

1A Cirurgia Plástica estética das mamas compreende uma importante área da especialidade, podendo envolver vários tipos de procedimentos. As mamas desempenham importante papel na sexualidade feminina e o resultado estético obtido com essa cirurgia é extremamente positivo, inclusive sob o ponto de vista psicológico.

Na mamoplastia redutora o objetivo é reduzir o tamanho das mamas. Na mastopexia o objetivo é corrigir a flacidez e a ptose (queda) da mama, sem necessariamente reduzir o seu tamanho. Em alguns casos o uso de próteses pode ser indicado. Cada caso deverá ser analisado em particular para se estabelecer a qual a técnica indicada.

Com o passar do tempo ocorre nas mamas uma diminuição do conteúdo glandular e aumento da gordura local. Soma-se ainda os efeitos da gravidade sobre a mama, favorecendo a ptose (queda da mama). A gravidez também é um importante fator na acentuação da ptose mamária. A mamoplastia tem como objetivo reverter este quadro, indicada para a redução de mamas volumosas e para suspensão de mamas ptosadas (caídas).

Não existe uma idade ideal para a cirurgia. Pode ser realizada desde que o desenvolvimento da glândula mamária já esteja devidamente concluído.

Não é preciso aguardar ter filhos e amamentar para ver corrigida uma mama que atrapalha a vida de uma paciente. O peso da paciente é, em muitos casos, um fator fundamental para o sucesso da cirurgia, pois variações ponderais se refletem na região mamária e poderão prejudicar o resultado obtido após uma cirurgia.

Conhecidos estes parâmetros gerais, cada caso deverá ser analisado em particular para se estabelecer o melhor cronograma para a cirurgia e demais tratamentos.
As cicatrizes da plástica mamária geralmente se localizam em volta da aréola e podem também se posicionar no sulco submamário com uma linha vertical unindo as duas incisões (“T” Invertido). Dependendo de cada caso e daquilo que se pretenda realizar durante a cirurgia, poderemos indicar técnicas com maior ou menor extensão da cicatriz. A cicatriz somente vai estar completamente madura de 6 a 18 meses após a cirurgia.

A cirurgia dura em média 3 horas. A anestesia geralmente utilizada é peridural alta. Em alguns casos opta-se pela anestesia geral, dependendo da avaliação do cirurgião, do anestesista e desejo da paciente.

O inchaço costuma ser moderado nos primeiros dias, quando o repouso é fundamental, principalmente nos movimentos do braço. Manchas vermelhas ou arroxeadas podem eventualmente se instalar nas áreas descoladas. A melhora do inchaço costuma acontecer até o primeiro mês, após o qual haverá ainda um inchaço residual e discreto que poderá persistir por alguns meses, sem impedir que a paciente tenha as suas atividades sociais cotidianas.

Todo o acompanhamento pré e pós-operatório (curativos, retirada de pontos, etc) é realizado integralmente e pessoalmente pelo Dr. Rafael.

A Cirurgia Plástica pode ser um importante coadjuvante na sua vida, sempre com o esclarecimento e a consciência das possibilidades técnicas de cada caso em particular. Não espere de sua cirurgia, mais do que ela poderá lhe oferecer. Analise e discuta com seu médico as possibilidades reais, assim você poderá obter os melhores resultados dentro de uma perfeita harmonia entre o corpo e a mente.