Botox ®

botoxSempre que nos expressamos, rimos ou choramos, os músculos da face se contraem. Com o passar do tempo, a atividade de contração destes músculos resulta no desenvolvimento de linhas de expressão dando um aspecto de face cansada e envelhecida.

O Botox® (Toxina Botulínica) é um dos mais modernos métodos de rejuvenescimento facial. É um medicamento que reduz a atividade dos músculos causadores das rugas. É aplicado no músculo responsável pela formação da linha ou ruga de expressão, causando seu relaxamento temporário e conferindo ao rosto uma aparência mais leve, rejuvenescida e agradável. O efeito de suavização começa a partir do terceiro dia após o tratamento e continua por 4-6 meses. Após esse período, as alterações da face retornam gradativamente e se faz necessário uma nova aplicação, se assim for desejado. Não há contra-indicações na utilização da toxina botulínica e o paciente não desenvolve resistência ou dependência a essa medicação. Homens e mulheres se beneficiam igualmente da técnica.

As áreas mais tratadas são as rugas na região da testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos (pés de galinha) e na lateral do nariz (bunny lines). É possível, atualmente, utilizando a toxina, amenizar também as rugas dos lábios (conhecidas com “código de barras”), e as rugas ou bandas da região do pescoço. Age também elevando a lateral do supercílio, proporcionando um efeito de rejuvenescimento.

Trata-se de um procedimento ambulatorial, isto é, as aplicações são feitas no consultório, sem a necessidade de internação, anestesia, jejum ou curativos. Usando uma agulha ultrafina, o Botox é injetado em alguns pontos nas áreas da face a serem tratadas. Utiliza-se apenas uma pomada anestésica aplicada previamente. Isto faz com que a paciente não tenha dores no momento da aplicação. Após o procedimento, o paciente é liberado. Esse método não deixa cicatrizes, por não ser necessário a realização de cortes.

É preciso deixar claro que a Toxina Botulínica não substitui uma cirurgia plástica, mas pode oferecer uma melhora significativa do aspecto facial, amenizando as rugas dinâmicas, que geralmente não são tratadas pela cirurgia. Pode, dessa forma, postergar a necessidade de cirurgia. O Botox® pode ser usado isoladamente e também como complemento pós-cirurgia plástica facial.

Durante a consulta, deve ser avaliada a melhor opção terapêutica para as marcas de expressão. O segredo da aplicação do Botox ® está no estudo individualizado da dosagem para cada ponto facial escolhido e no cuidado na aplicação. O objetivo é criar um rosto rejuvenescido, com menos rugas, porém ainda expressivo, ao invés de uma face paralisada, inexpressiva, congelada. Poderemos discutir melhor esses conceitos direcionando-os ao seu caso em particular, e explicar adequadamente os detalhes da aplicação, dosagem e resultados.
“Botox®” é o nome comercial da droga pioneiramente fabricada pelo laboratório Allergan. Os excelentes resultados obtidos com esse medicamento em todo o mundo, tornaram o Botox® sinônimo de Toxina Botulínica de qualidade, embora já existam outros fabricantes no mercado.

A Cirurgia Plástica pode ser um importante coadjuvante na sua vida, sempre com o esclarecimento e a consciência das possibilidades técnicas de cada caso em particular. Analise e discuta com seu médico as possibilidades reais, assim você poderá obter os melhores resultados dentro de uma perfeita harmonia entre o corpo e a mente.